quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O Maravilhoso Bistrô Francês - Nina George






Uma historia interessante que talvez muitos de nos já pensamos algo do gênero, ou seja, fugir da nossa própria vida. Esse romance provocador começa com a situação de um suicídio (alias, mal sucedido!) de uma senhora  alemã por volta dos seus 60 anos numa tentativa de se livrar do seu casamento. Como tal empreitada fracasso , nossa protagonista decide sair em uma aventura em busca de um novo sentido para sua vida.

Por que ler?
Tema super curioso que mobiliza nossa imaginação.

Minha opinião:
Um bom livro, as vezes um pouco confuso, mas bem escrito com narrativa que prende a atenção e que me fez refletir sobre escolhas.

Idioma:
português


Meias Verdades - Thomas H. Ogden






Um romance psicologico drammatico sobre as complexidades das relações familiares e como a qualidade do vinculo pode determinar o destino dos personagens envolvidos. Segredos, silêncios, o que é velado que, aos poucos  vai se transformando em comportamentos chocantes.

Gostaria de agradecer a  Editora Blucher por ter me enviado esse livro, confiando nas minhas percepções de uma leitura "voraz".

Porque ler?
Uma trama psicologica bem construída como uma tentativa de entender uma parte obscura do ser humano. Vale a pena!

Minha opinião:
Muito interessante com uma narrativa fluida que não da para parar de ler. Gostei bastante.

Idioma:
português

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Mulheres sem nome - Martha Hall Kelly






Uma historia chocante inspirada em fatos reais ocorridos na segunda grande guerra. Trata-se de três mulheres,  uma polonesa outra alemã e a terceira americana, três vidas desconectadas no cotidiano  e muito diferente uma das outras, porém unidas numa historia perplexa e inacreditável ocorridas nesse período de grande violência e com consequências no pós-guerra. 

Por que ler?
Por ser um livro surpreendente e que motiva a reflexão sobre os horrores ocorridos nessa guerra.

Minha opinião:
Mesmo sendo um livro forte nao consegui parar de ler. As personagens foram me envolvendo cada uma do seu jeito embora em posições radicalmente diferentes e contrastantes.

Idioma:
português 

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Os Meninos que Enganavam os Nazistas - Joseph Joffo





Um historia real sobre dois irmãos franceses e judeus que foram orientados e encorajados pelos próprios pais a fugir do regime nazista na segunda grande guerra.  O autor narra de forma clara a trajetória da fuga dos irmãos cheia de perigos, medos, surpresas e aventuras. Marcante, mas ao mesmo tempo poético o autor conseguiu transmitir essa  vivencia impactante de sua historia num belo romance autobiográfico.

Esse livro foi muito bem adaptado para o cinema trazendo os elementos dos perigos, mas também com pitadas de ternura, amor e humor.


Por que ler?
Por tratar de uma historia real muito impactane contada por um dos protagonistas.

Minha Opinião:
Uma historia comovente e interessante com detalhes da guerra no território francês.

Idioma:
Português 



quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Before We Were Yours - Lisa Wingate



Um livro bem envolvente que vai cativar o leitor do inicio ao fim. Trata se de uma historia  baseada em fatos reais sobre o escandaloso caso de trafico de crianças ocorrido em Tennessee/EUA a partir de 1939.

A narrativa é construída a partir de dois pontos de vista: um do passado e outro do presente. Rill é uma das 5 crianças que vive com seus pais num barco no rio Mississipi que  foram sequestradas e posteriormente vendidas para famílias abastadas. Aiken é a neta de uma dessas crianças pertencente a uma família de políticos poderosos nos dias de hoje. Por o acaso do destino Aiken encontra, sem saber, sua tia avó através do reconhecimento de um  bracelete que esta usava no momento da visita.
A partir de então as historias se conectam e revelam segredos de família que impactam fortemente a vida de todos os personagens.

Por que ler?
Ler uma historia impactante sobre um crime espantoso que aconteceu nos meados do século XX nos EUA.

Minha opinião
Esse é aquele tipo de livro que não dá para largar até conhecer seu final. Acho esse tema muito forte, que nos leva a reflexão sobre o trafico de crianças e, como bem diz a autora,  "criança não é uma mercadoria pra ser vendida".

Idioma:
inglês

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Laços - Domenico Starnone







É uma historia de vida de um casal comum italiano, juntos a 50 anos,  lidando com os erros e acertos, facilidades e dificuldades do casamento e família.  Muito bem contada a narrativa abrange os  pontos de vista tanto dele como dela intercalada por um momento da separação e sua retomada.  Não há respostas fáceis para complexidade de um casamento e manutenção de uma vida a dois e esse livro trata justamente desse tema tão comum e de grande interesse para  a maioria das pessoas.

Por que ler?
Para refletir e aprofundar sobre o tema de relacionamento embasado por uma historia interessante e bem escrita.


Minha opinião:
Um narrativa fluida e agradável que me fez refletir sobre os relacionamentos de uma forma mais real e humana e menos melodramática.

Idioma:
português

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Entre quarto paredes - B. A. Paris





Um thriller arrepiante sobre uma historia de um casal que se conhece, se apaixona e se casa dentro de seis meses. Ela é a guardiã de sua queridíssima irmã que tem síndrome de down e que se envolve pelo charmoso e bem sucedido advogado especialista  em causas de divorcio relacionados a maridos agressivos e abusivos com suas esposas. Apos o enlaço matrimonial ela larga  seu trabalho para morar com seu novo marido na "casa do seus sonhos" enquanto aguarda a irmã fazer 18 anos para ir morar com eles.
Um conto de fadas com uma lua de mel nas lindas praias da Thailandia, uma casa perfeita, jantares espetaculares, ou seja, tudo lindo e perfeito.  Será que é realmente tudo isso?


Por que ler?
Pra quem gosta de um bom suspense, muito bem construído, é uma excelente opção.

Minha opinião:
Normalmente eu não leio suspense, mas esse livro me prendeu de uma maneira impactante. Definitivamente não é um livro light, porém não  consegui parar de ler até o final.

Idioma:
português 


quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Victoria - Daisy Goodwin




A interessante historia da rainha Vitoria da Inglaterra que assumiu a coroa com apenas 18 anos de idade e que conduziu o reinado por 63 anos. O livro conta a historia dessa grande e pequena mulher ( a rainha Vitoria era conhecida por ser de baixa estatura) durante a fase inicial do seu reinado, onde muitos tentaram provar que ela não tinha competência e maturidade para o cargo.
Dem duvida é uma personalidade forte, persistente, resiliente e talentosa que soube se articular bem na política e nos costumes dessa grande potência.


Por que ler?
Para conhecer um periodo muito interessante da historia europeia.

Minha opinião:
Um livro histórico mas escrito de forma cativante como um romance. Adorei ler!
O livro foi transformado em seriado fiel e super bem produzido.

Idioma:
inglês

A Garota Perfeita - Mary Kubica



Um bom livro de suspense que conta a história do sequestro de Mia, filha de um rico e eminente juiz. A trama foge do convencional quando o sequestrador não pede nenhum valor para resgate.

A narrativa é construída ente passado e presente, entre o antes e o depois do sequestro,  de forma interessante e sem deixar o leitor confuso. Um romance surpreendente que nos leva a participar ativamente da investigação, do ponto de vista da sequestrada, sua mãe, do detetive e do próprio sequestrador.

Por que ler?
Um construção de historia diferente com final surpreendente.
E também interessante observar que esse bestseller é o livro de estreia da autora.

Minha opinião:
Gostei muito do livro. Não consegui parar de ler para descobrir o desfecho da historia.
Um livro light, para ler nas férias e para quem gosta de suspense.

Idioma:
português


quarta-feira, 5 de julho de 2017

a máquina de fazer espanhóis - valter hugo mãe




Uma historia que lida com a realidade da velhice do barbeiro Antonio que, ao chegar aos 84 anos, foi internado numa casa de repouso após a morte de sua amada esposa. No inicio com muitas dificuldades para aceitar essa nova condição, ele reluta mas acaba por se envolver nesse ambiente do final da vida. Se não bastasse isso, o autor trafega pela historia e cultura portuguesa em sentimentos reavivados na trajetória do personagem que foram  ressignificados nessa fase de  fechamento de "ciclo".

Por que ler?
Um livro reflexivo de um autor consagrado.

Minha opinião:
Achei uma leitura desafiadora tanto na forma quanto no desenvolvimento da historia. Não é uma leitura fácil porém vale a pena pela poesia e profundidade com que ele escreve, apesar da angustia que em mim surgiu.

Idioma:
português




quarta-feira, 28 de junho de 2017

O Perfume da Folha de Chá - Dinah Jefferies






Essa é uma historia de amor que traz Gwendolyn como uma jovem apaixonada e recém casada que vai morar com o seu marido no Ceilão (conhecido hoje como Sri Lanka) em virtude dos negócios da família - plantação de chá. Ela se adapta, dentro do possível,  ao lindo lugar apesar das diferenças culturais e sociais. A felicidade chega com a gravidez de gêmeos. Porém quando os bebês nascem, um drama se inicia que altera sua vida para sempre.


Por que ler?
Apesar de ser um  drama é uma leitura agradável pra as férias.

Minha opinião:
É uma historia que prende numa narrativa tranquila, talvez mais feminina.

Idioma:
português 

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Nossas Noites - Kent Haruf





Um romance sensível que retrata uma segunda chance na velhice. Addie faz uma oferta inusitada ao seu vizinho Louis quando sugere que ele venha passar as noites na companhia dela. Ambos são viúvos e moram sozinhos. A partir do convite surge  um relacionamento de trocas genuínas e permite que eles ressignifiquem esse momento da vida.

Por que ler?
Uma leitura muito agradável que promove uma reflexão sobre a velhice e a solidão.

Minha opinião:
Um livro leve e encantador, bem escrito. Uma historia que parece simples, no entanto, trata-se de um tema profundo e interessante.

Idioma:
português


quarta-feira, 10 de maio de 2017

Enclausurado - Ian McEwan




Essa é uma historia contada de uma forma muito peculiar. O narrador vive um dilema: sua mãe planeja o assassinato do seu pai junto com o seu amante que é seu tio (irmão do seu pai) para ficar com a herança. Tudo isso poderia ser um drama de novela se o narrador da historia não fosse o feto que está para nascer.

"McEwan teve a ideia de dar voz a um feto quando conversava com sua nora grávida, e ele começou a especular sobre os pensamentos e expectativas daquela presença silenciosa que estava prestes a vir ao mundo." , segundo o escritor e jornalista Luciano Trigo.

Por que ler?
Para matar a curiosidade sobre essa historia fantástica.

Minha opinião:
Achei o livro e a ideia excepcional e muito bem escrita por esse  consagrado autor britânico.

Idioma:
português




quarta-feira, 19 de abril de 2017

A Man Called Ove (Um Homen Chamado Ove) - Fredrik Backman





Como uma historia de um velho rabujento e ranzinza pode ser  engraçada? Pois é, Ove é esse velho que após a morte de sua mulher e ter sido aposentando resolve se matar. Porem tal tarefa não é tão simples assim para o nosso personagem: ele precisa se organizar cancelando o jornal, desligando o aquecedor entre outras tarefas. Infelizmente ele não consegue realizar essa empreitada, pois toda vez é interrompido por algum vizinho. Essa dinâmica nova com os vizinhos tem um impacto diferente na rotina e na sua vida.

Por que ler?
para se divertir com um humor peculiar desse autor sueco de grande sucesso.

Minha opinião:
Adorei o livro, achando engraçado, inteligente, perspicaz e muito bem escrito. Recomendo ler. Assista também o filme já disponível baseado no livro.

Idioma:
inglês (também em português)



quarta-feira, 5 de abril de 2017

Uma Praça em Antuérpia - Luize Valente





Uma história intensa de duas irmãs gêmeas de origem portuguesa nos anos 30. Desde pequenas eram muito unidas e assim foram até a vida adulta se ajudando e participando uma da vida da outra. Ambas se casaram de formas diferentes com maridos "diferentes" o que fez toda a diferença no resto de suas vidas. A primeira casou-se com um português que resolveu seguir o sonho de morar no Brasil. A segunda casou-se com um judeu, alemão comunista que vivia perseguido pelos governos.
A vida e a identidade dessas gêmeas idênticas se confundem durante o período da segunda grande guerra, momento este que impulsiona uma trama inteligente e densa de acontecimentos e desfechos dessa historia chocante e articulada.

Por que ler?
De cara por meu interesse pelo tema judeus/guerra. Também por conter fatos históricos interessantes e retratar muito bem o contexto de refugiados de guerra.

Minha opinião:
Gostei bastante, tanto  que  não consegui parar de ler e o devorei em 2 dias. O livro também me remeteu a situação da Síria, o que me fez refletir e até sentir o sofrimento e angustia da condição de refugiado.

Idioma:
português

quarta-feira, 29 de março de 2017

As Sete irmãs, A Irmã Tempestade, e A Irmã Sombra - Lucinda Riley






Mais uma historia bestdseller concebida em vários volumes deliciosamente construída por essa autora que retrata a origem de seis  irmãs, todas adotadas pelo mesmo pai, que deu a cada uma o nome de uma estrela da constelação de Plêiades. Interessante observar que ele adotou seis e não sete meninas já que a constelação é formada por sete estrelas.

A partir da morte do pai, cada uma das irmãs recebe uma carta e um objeto relacionado ao seu passado. Dessa forma a autora relata em cada volume a aventura da busca da historia de cada filha  e sua herança genealógica, com seus confrontos e consequências.

O volume As Sete irmãs conta a historia de  Maia que descobre que sua origem está na cidade do Rio de Janeiro numa historia  que envolve a construção do Cristo Redentor. Já em A Irmã da Tempestade fala da velejadora Ally, a segunda irmã, que descobre sua origem na Noruega ligada a uma famosa cantora antiga Anna Landvik que participou da estreia de uma das obras mais  famosas do grande compositor Edvard Grieg. E, no terceiro volume  A Irmã da Sombra,  a autora nos leva a Inglaterra durante o reinado de Eduardo VII através da terceira irmã chamada Estrela.

Por que ler?
Um historia envolvente que mescla ficção com historia e cultura geral.

Minha opinião:
Adorei os tres livros, não consegui parar de ler. Não vejo a hora de escritora lançar os próximos volumes.

Idioma:
português






quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Small Great Things - Jodi Picoult





Uma historia comovente e importante sobre o racismo  que se manifesta na relação entre um enfermeira negra que acompanha o nascimento de um bebé de pais brancos e preconceituosos.

O foco do livro envolve um dilema, o momento onde a enfermeira tem que escolher se salva o bebé ou cumpre o ordem dos pais/hospital de não poder tocar a criança.

A autora criou uma maneira interessante de abordar o assunto através de três pontos de vista: da enfermeira, do pai do bebé e da advogada que acompanha o caso.

Por que ler?
Uma aula  sobre nossos preconceitos narrados de forma inteligente e cativante.

Minha opinião:
Um livro obrigatório para expandir os horizontes e refletir sobre os próprios posicionamentos frente a questão racial.

Idioma:
inglês
 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

História do novo sobrenome e História de quem foge e de quem fica - Elena Ferrante







Quero compartilhar mais dois livros da tetralogia dessa incrível autora italiana que escreve sobre a historia de duas amigas e suas respectivas vidas desde a infância até a maturidade. Aqui, nesse Blog, já comentei sobre o primeiro, caso queiram consultar.

Historia do novo sobrenome:

Nesse momento da historia estamos em plena juventude com seus dramas, romances, primeiras escolhas e desafios. Nesse livro autora retrata a descoberta do amor, a vivência na faculdade, as intrigas entre amigos as escolhas de estudo e carreira bem como a diferença cultural entre  distintas regiões da Italia.

Historia de quem foge e de quem fica:

O cenário agora é da vida adulta com mais responsabilidades e escolhas mais definidas. Mesmo com trajetórias bem diferentes o elo da amizade continua, nem sempre de forma agradável, mas muito próximas. O colorido de fundo mostra a realidade política do pais naquela época ao mesmo tempo com mudanças surpreendentes na vida de ambas.

Por que ler?
Simplesmente porque vocês não vão conseguir deixar de saber como continua a historia, motivo pelo qual estou muito ansiosa pelo lançamento do quarto romance : Historia da criança perdida.

Minha opinião:
Os livros são muito bem escritos, com uma fluidez agradável que prende a atenção. A autora consegue unir a historia politico e econômica da época com a vida das personagens de forma encantadora, envolvente  e brilhante. Não dá para parar de ler. 

Idioma:
português