quarta-feira, 13 de junho de 2018

Pachinko - Min Jin Lee






No inicio do século xx Sunja, uma garota coreana  adolescente, se envolve com um desconhecido e acaba por engravidar. Ela descobre que ele é casado e possui família no Japão e assim não pode assumi-la como esposa.
Ela se casa com um pastor que assume a criança e os levam para o Japão em busca de uma vida melhor. Lá vão morar na casa junto com seu irmão e esposa. 
A partir dai se inicia a saga dessa família coreana enfrentando muitas dificuldades e forte preconceitos por ser coreanos vivendo no Japão.
As dificuldades em se inserir no mercado tradicional os levou a trabalhar em casas de jogos de azar conhecidas como Pachinko - tradicionail jogo tipo fliperama jogado até hoje no Japão, mas de domínio coreano.


Atualmente


Antigamente


Por que ler?
Para entender melhor o preconceito existente entre japoneses e coreanos e ainda "matar" a curiosidade sobre esse jogo tradicional e de grande apelo popular.

Minha opinião:
Um livro para não parar de ler mesmo por tratar de assuntos muito interessantes de forma instigante e prazerosa.

Idioma:
inglês  

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Pequenos incêndios por toda parte - Celeste Ng







Essa interessante historia se passa numa cidade americana perfeita com casas lindas e habitadas  por famílias "certinhas". Imagina um local onde tudo é perfeito, as coisa funcionam e as leis são respeitadas, tudo na mais devida ordem. Essa é a cidade de Shaker Heights onde vive uma família com quarto filhos que conhecem uma nova família de uma mãe solteira e sua filha que lá vão morar. Esse encontro entre essas duas famílias estabelece uma rede nova de relações que vai mudando essa ordem familiar perfeita.  A escritora descreve e mostra as peculiaridades de cada um  dos personagens no desenrolar da historia de uma maneira curiosa e surpreendente, fazendo uma associação entre os acontecimentos e os relacionamentos. O incêndio do titulo é uma metáfora dos pequenos "incêndios" de cada um dos envolvidos.

Por que ler?
Apesar de parecer uma historia tradicional remete ao leitor o um contato mais profundo e reflexivo com si mesmo.

Minha opinião:
Uma leitura agradável e instigante com pitadas de mistério que me fez pensar muito que nada é tão perfeito na vida, que nem tudo que parece é.

Idioma:
português