quarta-feira, 28 de março de 2018

1222 - Anne Holt





Um romance policial situado a 1222 metros de altitude que envole os 269 passageiros de um trem descarrilhado na Noruega. Em virtude do acidente, ocorrido por fatores meteorológicos, as pessoas são transportadas para um hotel próximo e  lá ficam presas devido a uma das mais fortes tempestades de neve jamais ocorrida nessa região.
Em meio a essa situação claustrofobia e de convivência obrigatória ocorre um assassinato entre os passageiros. Hanne, uma ex policial sarcástica e astuta resolve ajudar na investigação, já que também é uma das passageiras presas no hotel.

A personagem da policial já aparece em obras anteriores da autora resolvendo outros crimes, numa especie de inspector Poirot dos livros da Agatha Christie.

Por que ler?
Para ler um romance de suspense policial diferente que lembra a consagrada autora Agatha Christie.

Minha opinião:
Um bom romance que também me cativou por sua historia se desenrolar na Noruega, país que visitei e gostei muito, e  numa atmosfera de inverno severo que me atrai.

Idioma:
português

quarta-feira, 21 de março de 2018

A Rainha da Neve - Michael Cunningham





Um romance sobre "a vida como ela é", mas do jeito Cunningham de ver a vida e os relacionamentos das pessoas comuns.
A historia transita entre dois irmãos que moram juntos. Um deles é musico  e vive com a namorada que esta gravemente doente. Sua obstinação é escrever a musica perfeita, uma maneira de traduzir seu amor por ela.
O outro irmão é homossexual e  trabalha na loja transada  da amiga que vende de tudo. Está  a procura de um grande amor.
Aparentemente nada de especial, mas a maneira como os eventos e embates do dia-a-dia se desenrolam faz desse livro um  interessante ensaio sobre o sentido da dor e da beleza da vida para cada um de nos.




Por que ler?
Um autor consagrado que merece nossa atenção. Como gosto muito de NY tenho um apreço por historias ambientadas nessa cidade, que é o caso dessa obra.

Minha opinião:
Apesar de não ter grandes questões e acontecimentos, achei o livro uma obra muito boa e introspectiva com ênfase na complicada arte de ser humano. 

Idioma:
português 

quarta-feira, 14 de março de 2018

A mulher na janela - A. J. Finn






Um Thriller psicologico viciante que conta a historia de Anna, uma mulher que mora sozinha, sofre de fobia social e não consegue sair de casa. Ela passa seus dias vendo filmes antigos, bebendo muito vinho e acessando a internet e, ao mesmo tempo, usa sua máquina fotográfica para espiar e registrar a vida alheia. Mas num determinado dia ela acaba vendo algo que lhe parece um crime, que lhe causa imensa angustia e a deixa atordoada. A narrativa se desenvolve de uma maneira que não se sabe se  o que ela viu é realidade ou alucinação. Nada é o que parece!

Recentemente saiu uma reportagem super interessante no Estado de São Paulo sobre esse livro. Segue aqui o link: http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,livro-a-mulher-na-janela-thriller-de-a-j-finn-sobre-solidao-e-luto-chega-ao-brasil,70002248817

Por que ler?
Um suspense arrebatador para não parar de ler.

Minha opinião:
Adorei ler esse livre. Achei uma historia surpreendente e ao mesmo tempo me fez parar para refletir sobre o que certos traumas podem causar nas pessoas e a  aflição que é um transtorno fóbico, aparentemente cada vez mais presente nos dias de hoje.

Idioma:
português