quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Canção de Ninar - Leila Slimani






Um thriller envolvente sobre a relação de trabalho e de afetividade entre uma baba e a família que a contrata. O livro já começa com uma tensão frente a  um acontecimento violento e, em paralelo, mostra  uma historia "normal" de uma família que experimenta uma baba excepcional, prestativa, carinhosa, inteligente, que se antecipa, resolve problemas  e que deixa a vida do casal mais tranquila e confortável.
Parece um mundo ideal, mas será que existe a baba perfeita?


Por que ler?
Uma recomendação de um amigo que lê muito e, ao mesmo tempo, por figurar na lista dos melhores livros escritos em 2018 pelo jornal The New York Times.






Minha opinião:
Esse livro me fez refletir sobre o delicado relacionamento entre as pessoas que trabalham com a nossa família e a qualidade dos laços afetivos.

Idioma:
Português 

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A Vida que Enterramos - Allen Eskens






Uma historia de suspense onde o protagonista Joe precisa escrever um trabalho biográfico para um projeto da faculdade. Ele conhece Carl, um idoso condenado por um crime de estupro e assassinato de uma menina de 14 anos a muitos anos atras, que está numa casa de repouso num estado terminal em virtude de câncer. Assim ele decide tomar Carl como personagem do seu trabalho de biografia.

Durante todo percurso do projeto Joe tem que lidar com várias questões pessoais como sua necessidades de se afastar de uma mãe alcoólatra , um peso por ter um irmão com necessidades especiais, uma condição financeira complicada e ainda seus estudos. Felizmente ele se envolve num relacionamento amoroso que acaba por ajuda-lo nesse momento de vida e até nas consequências do convívio com a historia de Carl.

O que torna mais interessante a historia e que justifica o suspense da trama é que a  partir da investigação do passado de Carl, Joe passa a desconfiar desse crime e sua culpabilidade. Qual será então o desfecho dessa investigação?

Por que ler?
Uma boa historia de suspense.

Minha opinião:
Adorei o livro, achei bem escrito com uma trama bem desenvolvida, me prendendo a atenção até o final. Foi uma boa surpresa!

Idioma:
Português


quarta-feira, 13 de junho de 2018

Pachinko - Min Jin Lee






No inicio do século xx Sunja, uma garota coreana  adolescente, se envolve com um desconhecido e acaba por engravidar. Ela descobre que ele é casado e possui família no Japão e assim não pode assumi-la como esposa.
Ela se casa com um pastor que assume a criança e os levam para o Japão em busca de uma vida melhor. Lá vão morar na casa junto com seu irmão e esposa. 
A partir dai se inicia a saga dessa família coreana enfrentando muitas dificuldades e forte preconceitos por ser coreanos vivendo no Japão.
As dificuldades em se inserir no mercado tradicional os levou a trabalhar em casas de jogos de azar conhecidas como Pachinko - tradicionail jogo tipo fliperama jogado até hoje no Japão, mas de domínio coreano.


Atualmente


Antigamente


Por que ler?
Para entender melhor o preconceito existente entre japoneses e coreanos e ainda "matar" a curiosidade sobre esse jogo tradicional e de grande apelo popular.

Minha opinião:
Um livro para não parar de ler mesmo por tratar de assuntos muito interessantes de forma instigante e prazerosa.

Idioma:
inglês  

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Pequenos incêndios por toda parte - Celeste Ng







Essa interessante historia se passa numa cidade americana perfeita com casas lindas e habitadas  por famílias "certinhas". Imagina um local onde tudo é perfeito, as coisa funcionam e as leis são respeitadas, tudo na mais devida ordem. Essa é a cidade de Shaker Heights onde vive uma família com quarto filhos que conhecem uma nova família de uma mãe solteira e sua filha que lá vão morar. Esse encontro entre essas duas famílias estabelece uma rede nova de relações que vai mudando essa ordem familiar perfeita.  A escritora descreve e mostra as peculiaridades de cada um  dos personagens no desenrolar da historia de uma maneira curiosa e surpreendente, fazendo uma associação entre os acontecimentos e os relacionamentos. O incêndio do titulo é uma metáfora dos pequenos "incêndios" de cada um dos envolvidos.

Por que ler?
Apesar de parecer uma historia tradicional remete ao leitor o um contato mais profundo e reflexivo com si mesmo.

Minha opinião:
Uma leitura agradável e instigante com pitadas de mistério que me fez pensar muito que nada é tão perfeito na vida, que nem tudo que parece é.

Idioma:
português

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Seita - Paula Picarelli







Uma ficção inspirada na experiencia real da autora e também atriz como participante de uma Seita "religiosa" baseada no consumo de um chá alucinógeno (Ayahuasca) com o objetivo de abertura de consciência .
O livro conta a historia de uma menina que foi envolvida, sem perceber, numa seita criada por uma líder "religiosa" através de manipulação emocional. Por a classe artística ser mais suscetível  as questões emocionais muitos atores e atrizes  eram convidados, usando-se da carência e da vaidade como instrumento de controle e domínio da vida das pessoas. Essa seita se concentrava em torno  do chá alucinógeno como gatilho para uma experiencia mística e reveladora.

Por que ler?
Para matar a curiosidade sobre o funcionamento de uma seita e a consequente  manutenção das pessoas envolvidas com bebidas alucinógenas.

Minha opinião:
Achei um livro muito interessante e consegui entender um pouco como uma pessoa se deixa ser  usada através de  mecanismos de manipulação tão eficientes.

Idioma:
português 


quarta-feira, 11 de abril de 2018

A Pérola que Rompeu a Concha - Nadia Hashimi





Uma historia impactante sobre a diferença cultural  do papel das mulheres na sociedade afegã. O contraste com a sociedade ocidental é extremamente marcante.
O livro narra as historias de vida de duas mulheres muito fortes que viveram em épocas diferentes. Ambas sofreram com a cultura que não as legitima a ter qualquer tipo de autonomia e liberdade. A rotina era determinada pelos homens tanto que as mulheres não podiam ir e vir e fazer suas próprias escolhas. É chocante e admirável a força, resistência e coragem dessas duas frente a sociedade repressora dominada pelos homens. Para se ter uma ideia, um costume afegão chamado bacha posh permite que as meninas até chegarem a  puberdade se travestem de garotos para transitar livremente.

Por que ler?
Para conhecer uma cultura bem diferente do que estamos acostumados e ver outras realidades.

Minha opinião:
Um livro triste e emocionante que não da para parar de ler. Foi desconcertante me imaginar vivendo numa sociedade como aquela, onde não existe liberdade alguma para as mulheres.

Idioma:
português 

quarta-feira, 4 de abril de 2018

A Mulher Entre Nós - Greer Hendricks e Sarah Pekkanen






Um historia na forma de romance com pitadas de suspense sobre um sedutor que sabe como conquistar uma mulher a ponto de levá-la para o altar. Richard é um homen bem-sucedido e encantador que cerca suas conquistas com atitudes e presentes digno de um homen dos sonhos. A narrativa é conduzida do ponto de vista da mulher que é  seduzida juntamente com  aquela que foi deixada.


Por que ler?
Uma trama que prende a atenção e surpreende o leitor do inicio até o ultimo momento.

Minha opinião:
Um livro bem construido com uma narrativa que flui e te deixa instigado pelo desfecho.
Adoro livros assim.

Idioma:
português


quarta-feira, 28 de março de 2018

1222 - Anne Holt





Um romance policial situado a 1222 metros de altitude que envole os 269 passageiros de um trem descarrilhado na Noruega. Em virtude do acidente, ocorrido por fatores meteorológicos, as pessoas são transportadas para um hotel próximo e  lá ficam presas devido a uma das mais fortes tempestades de neve jamais ocorrida nessa região.
Em meio a essa situação claustrofobia e de convivência obrigatória ocorre um assassinato entre os passageiros. Hanne, uma ex policial sarcástica e astuta resolve ajudar na investigação, já que também é uma das passageiras presas no hotel.

A personagem da policial já aparece em obras anteriores da autora resolvendo outros crimes, numa especie de inspector Poirot dos livros da Agatha Christie.

Por que ler?
Para ler um romance de suspense policial diferente que lembra a consagrada autora Agatha Christie.

Minha opinião:
Um bom romance que também me cativou por sua historia se desenrolar na Noruega, país que visitei e gostei muito, e  numa atmosfera de inverno severo que me atrai.

Idioma:
português

quarta-feira, 21 de março de 2018

A Rainha da Neve - Michael Cunningham





Um romance sobre "a vida como ela é", mas do jeito Cunningham de ver a vida e os relacionamentos das pessoas comuns.
A historia transita entre dois irmãos que moram juntos. Um deles é musico  e vive com a namorada que esta gravemente doente. Sua obstinação é escrever a musica perfeita, uma maneira de traduzir seu amor por ela.
O outro irmão é homossexual e  trabalha na loja transada  da amiga que vende de tudo. Está  a procura de um grande amor.
Aparentemente nada de especial, mas a maneira como os eventos e embates do dia-a-dia se desenrolam faz desse livro um  interessante ensaio sobre o sentido da dor e da beleza da vida para cada um de nos.




Por que ler?
Um autor consagrado que merece nossa atenção. Como gosto muito de NY tenho um apreço por historias ambientadas nessa cidade, que é o caso dessa obra.

Minha opinião:
Apesar de não ter grandes questões e acontecimentos, achei o livro uma obra muito boa e introspectiva com ênfase na complicada arte de ser humano. 

Idioma:
português 

quarta-feira, 14 de março de 2018

A mulher na janela - A. J. Finn






Um Thriller psicologico viciante que conta a historia de Anna, uma mulher que mora sozinha, sofre de fobia social e não consegue sair de casa. Ela passa seus dias vendo filmes antigos, bebendo muito vinho e acessando a internet e, ao mesmo tempo, usa sua máquina fotográfica para espiar e registrar a vida alheia. Mas num determinado dia ela acaba vendo algo que lhe parece um crime, que lhe causa imensa angustia e a deixa atordoada. A narrativa se desenvolve de uma maneira que não se sabe se  o que ela viu é realidade ou alucinação. Nada é o que parece!

Recentemente saiu uma reportagem super interessante no Estado de São Paulo sobre esse livro. Segue aqui o link: http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,livro-a-mulher-na-janela-thriller-de-a-j-finn-sobre-solidao-e-luto-chega-ao-brasil,70002248817

Por que ler?
Um suspense arrebatador para não parar de ler.

Minha opinião:
Adorei ler esse livre. Achei uma historia surpreendente e ao mesmo tempo me fez parar para refletir sobre o que certos traumas podem causar nas pessoas e a  aflição que é um transtorno fóbico, aparentemente cada vez mais presente nos dias de hoje.

Idioma:
português