quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Small Great Things - Jodi Picoult





Uma historia comovente e importante sobre o racismo  que se manifesta na relação entre um enfermeira negra que acompanha o nascimento de um bebé de pais brancos e preconceituosos.

O foco do livro envolve um dilema, o momento onde a enfermeira tem que escolher se salva o bebé ou cumpre o ordem dos pais/hospital de não poder tocar a criança.

A autora criou uma maneira interessante de abordar o assunto através de três pontos de vista: da enfermeira, do pai do bebé e da advogada que acompanha o caso.

Por que ler?
Uma aula  sobre nossos preconceitos narrados de forma inteligente e cativante.

Minha opinião:
Um livro obrigatório para expandir os horizontes e refletir sobre os próprios posicionamentos frente a questão racial.

Idioma:
inglês
 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

História do novo sobrenome e História de quem foge e de quem fica - Elena Ferrante







Quero compartilhar mais dois livros da tetralogia dessa incrível autora italiana que escreve sobre a historia de duas amigas e suas respectivas vidas desde a infância até a maturidade. Aqui, nesse Blog, já comentei sobre o primeiro, caso queiram consultar.

Historia do novo sobrenome:

Nesse momento da historia estamos em plena juventude com seus dramas, romances, primeiras escolhas e desafios. Nesse livro autora retrata a descoberta do amor, a vivência na faculdade, as intrigas entre amigos as escolhas de estudo e carreira bem como a diferença cultural entre  distintas regiões da Italia.

Historia de quem foge e de quem fica:

O cenário agora é da vida adulta com mais responsabilidades e escolhas mais definidas. Mesmo com trajetórias bem diferentes o elo da amizade continua, nem sempre de forma agradável, mas muito próximas. O colorido de fundo mostra a realidade política do pais naquela época ao mesmo tempo com mudanças surpreendentes na vida de ambas.

Por que ler?
Simplesmente porque vocês não vão conseguir deixar de saber como continua a historia, motivo pelo qual estou muito ansiosa pelo lançamento do quarto romance : Historia da criança perdida.

Minha opinião:
Os livros são muito bem escritos, com uma fluidez agradável que prende a atenção. A autora consegue unir a historia politico e econômica da época com a vida das personagens de forma encantadora, envolvente  e brilhante. Não dá para parar de ler. 

Idioma:
português