quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Baseado em fatos reais - Delphine de Vigan







Baseado em fatos reais conta a historia de Delphine, uma escritora que obteve grande sucesso com a publicação de seu ultimo livro, um romance autobiográfico que revela segredos familiares perturbadores, que virou refém de L. A partir do sucesso ela sentiu-se muito fragilizada a ponto de não conseguir dar conta da própria vida. É nesse contexto que L. aparece como "quase" uma solução para todos os seus problemas, envolvendo-se cada vez mais e assim se apropriando de sua vida. Qual o limite dessa "amizade"?

Por que ler?
Um thriller psicologico de grande intensidade que prende a atenção do leitor do inicio ao fim.

Minha Opinião:
Uma historia boa, bem contada e que retrata o funcionamento psicológico (psicopatológico!?) do ser humano.

Idioma:
português

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O segredo da Dinamarca - Helen Russell





A Autora é uma jornalista inglesa que foi motivada a escrever sobre a felicidade dos dinamarqueses através da sua própria vivencia "forçada" nesse pais. Ela acompanhou seu marido que recebeu uma proposta de trabalho irrecusável da Lego, o tradicional jogo de montar, cuja sede se localiza na cidade de Billund, na Dinamarca. 

Dividindo em áreas, cada capitulo retrata em um mês da sua experiência focando em vários assuntos como, trabalho, lazer, festas , tradições, animais etc relacionando com felicidade.

Por que ler?
Vale a pena conhecer mais intimamente o segredo da felicidade dos dinamarqueses. Fiquei com muita vontade de visitar esse pais. Que tal marcar uma viagem para lá?



Minha opinião:
Apesar de gostar mais de ficção, me surpreendi com a forma com que a autora sobe descrever o modo  de vida do pais sem ser cansativo. As comparações com a organização econômico-social do Brasil são deliciosamente inevitáveis.Vale a pena!

Idioma:
português



quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Quarenta dias - Maria Valéria Rezende





O livro conta a historia de Alice que foi pressionada por sua filha a mudar-se de João Pessoa para Porto Alegre por uma necessidade familiar. Desde o inicio detestou a ideia da mudança, mas não resistiu e foi viver perto da filha. Se não bastasse isso, pouco tempo depois a filha anuncia que esta de mudança para o exterior. A partir deste instante Alice decide investigar uma causa e desaparece pelas ruas da cidade experimentando uma vivência de quarenta dias entre  becos, rodoviárias, hospitais, morros  e favelas.

Por que ler?
Por ter sido uma grande indicação de uma autora brasileira e ainda ganhadora de grandes prêmios literários.

Minha opinião:
Adorei o livro por ter sido bem escrito de uma forma cativante. Vale a pena apostar numa autora brasileira que conseguiu captar a minha atenção e manteve o ritmo envolvente até o fim.

Idioma:
português 

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A Livraria dos Finais Felizes - Katarina Bivald






Esse livro despretensioso conta a historia de Sara, uma garota  28 anos sueca que gosta de ler e trabalha com livros. Ela resolve nas suas férias viajar para uma pequena cidade no interior de Iowa nos EUA para conhecer Amy, uma senhora com quem ela trocava cartas e livros.
Ao chegar na pequena cidade ela é surpreendida com a noticia que sua amiga havia falecido. No entanto, Sara é acolhida pelas pessoas da cidade e acaba por ir morar na casa de sua amiga. Lá descobre uma biblioteca de livros e tem a brilhante ideia de criar uma livraria com o acervo da amiga.
A partir dai a livraria transforma a vida dela e dos moradores através das leituras e conversas.

Por que ler?
Por ser um livro leve que trata do assunto Livros que tanto gosto.

Minha opinião:
Uma frase do livro retrata bem a minha opinião:
"Sempre achei que livros tinham algum tipo de poder de cura e que podiam no mínimo nos distrair um pouco."

Idioma:
português

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Uma amiga genial - Elena ferrante






Um historia de amizade entre duas meninas napolitanas que cresceram juntas nos anos 50. Elena e Lila são as protagonistas dessa belíssima saga de admiração e angustia.  Elena idolatrava Lila que sempre se mostrou inteligente, cativante e muito segura a ponto de existir uma competição velada entre as duas. 
A autora apresenta um cenário de um bairro pobre de Nápoles, onde todos não somente se conheciam como também conviviam intensamente entre si.

Por que ler?
Por ser uma tematica feminina que fala de amizades entre mulheres.

Minha opinião:
O livro me surpreendeu pela narrativa diferenciada e ao mesmo tempo cativante e desafiadora.
Esse livro é o primeiro de uma tetralogia que já estou ansiosa para acompanhar.

Idioma:
português 




quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Isso também vai passar - Milena Busquets






Blanca acaba de perder sua mãe e tenta lidar com a dor pensando que "isso também vai passar" - frase essa dita por sua mãe quando o seu pai faleceu. Assim, ela parte para Cadaques, uma cidade de veraneio mediterrânea, com amigos e familiares com o intuito de lidar e superar sua dor.
A personagem faz um questionamento de sua vida, seus amores e suas escolhas numa narrativa em constante retrospectiva.

Por que ler?  
A principio por curiosidade provocada pela bela capa e pelo titulo enigmático.

Minha opinião:
Eu tinha outra expectativa. Achei o livro confuso e que assim não conseguiu prender minha atenção, pois não se trata de uma historia com inicio, meio e fim. Independente "da minha confusão" o livro instiga a uma reflexão sobre a vida.

Idioma:
português

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A Garota de Boston - Anita Diamant





A partir de um encontro entre  neta e  avó , Addie Baum, se desenvolve uma historia de época, muito cativante, a respeito da imigração e das mulheres no inicio do século XX.
Addie é filha de imigrantes judeus do leste europeu que vivia numa pobreza extrema, onde toda família tinha que dividir um cômodo só, mas que conseguiu expandir sua vida através de clube de leitura de poesias e um lugar chamado "Rockport Lodge"onde garotas imigrantes podiam passar suas férias.





Por que ler?
Ja tive a oportunidade de ler outro livro da autora (A tenda Vermelha) que me influenciou positivamente na escolha deste - uma escrita agradável e um tema bem feminino.

Minha opinião:
Adorei esse livro onde a autora me fez sentir fazendo parte da historia e da época. A temática judaica e feminana junto ao talento da autora de construir uma bela historia conseguiu me cativar.

Idioma:
português



quarta-feira, 1 de junho de 2016

A caderneta vermelha - Antoine Laurain





Caminhando pelas ruas de Paris o livreiro Laurent encontra acidentalmente uma bolsa lilás de mulher e decide encontrar sua proprietária. A partir dai começa um investigação para descobrir quem é essa misteriosa mulher já que não havia nenhum documento ou identificação junto aos outros objetos encontrados na bolsa. Essa investigação ganha um outro colorido quando ele se depara com uma caderneta moleskine vermelha onde sua dona escreve seus desejos, anseios e pensamentos pessoais, e um livro de escritor renomado Modiano autografado. Não havia como o livreiro ignorar objetos tão interessantes e intrigantes.

Por que ler?
Para saber o que se escreve dentro de uma caderneta moleskine vermelha.


Minha opinião:
Adorei o livro e li com muita facilidade e tranquilidade. Além disso o contexto de livro, caderneta moleskine, paris, ruazinhas e cafés me encantam e me atraem.

Idioma:
português

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Dora Bruder - Patrick Modiano



Patrick Modiano, autor premiado com o Nobel de literatura 2014, se inspirou num anuncio publicado no jornal Paris Soir em 31 de dezembro de 1941pelos pais de Dora sobre seu desaparecimento. O endereço do anúncio chama a atenção do autor que assim começa uma investigação sobre o paradeiro de Dora na época.



Por que ler?
Para se aproximar de um escritor premiado e seu estilo. Alia-se isso ao tema  Segunda Grande Guerra e a França tem-se uma combinação interessante.

Minha opinião:
Achei um livro interessante, bem escrito, porém esperava um maior envolvimento com a história, o que não aconteceu.

Idioma:
português

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mr. Gwyn - Alessandro Baricco





Mr. Gwyn é um escritor de grande sucesso reconhecido pela critica e pelo publico, mas que decidiu parar de escrever no auge da sua carreira. Após um certo período de ócio ele começa sentir um vazio interno e uma necessidade de se preencher com algo. Assim um dia ao entrar por acaso numa galeria de arte se depara com uma exposição de retratos e, a partir dai, decide transformar aquilo em palavras. Ele cria então um projeto de retratar as pessoas através das palavras - da mesma forma que o pintor pinta ele escreve.

Por que ler?
Uma idéia diferente e ao mesmo tempo instigante que faz o leitor refletir sobre a maneira de olhar o mundo.


Minha opinião:
Gostei!!  Um livro profundo, filosófico e inquietante que me fez pensar sobre a atual necessidade de resgatar a essência do que é ser humano.

Idioma:
português 

quarta-feira, 27 de abril de 2016

WinterJourney - Diane Armstrong





Uma historia bem forte que narra um ato selvagem de discriminação racial sofrido pelos judeus da Polônia em 1941. Halina Shore é uma perita criminal odontologica nascida na Polonia, mas que vive desde criança na Australia, que foi convidada a contribuir numa investigação em seu pais de origem. Tal investigação envolve um segredo terrível sobre um acontecido na aldeia Nowa Kalwaria. Esse novo trabalho a remete a descobertas impactantes sobre sua família.

Por que ler:
Um livro inspirado em fatos reais acontecidos na segunda Grande Guerra em outro lugar da polônia.


Minha opinião:
Um livro que prendeu minha atenção e retrata fatos chocantes relacionados a guerra e aos judeus. Alem do mais essa historia me fez pensar na minha família de origem polonesa.


Idioma:
inglês











quarta-feira, 20 de abril de 2016

Hibisco roxo - Chimamanda Ngozi Adichie





Uma ficção com toques de realidade a respeito da vida da autora que nos presenteia com uma historia singular de uma família nigeriana. Kambili é filha de um grande empresário, dono de jornal e um católico fervoroso que vive dentro de uma realidade muito priviligiada de uma Nigeria empobrecida.
 Uma historia fascinante que relata a postura radical e violenta desse pai perante sua família e a surpreendente descoberta de uma Nigeria completamente miserável, totalmente abandonada de condições mínimas de sobrevivência.

Por que ler?
Uma descoberta maravilhosa sobre um país com costumes e cultura que não conhecia e que trata questões fundamentais da humanidade.

Minha opinião:
Uma autora iniciante que escreve muito bem, de uma maneira muito fluida e agradável . Não consegui parar de ler!

Idioma:
Português


quarta-feira, 30 de março de 2016

Dias Perfeitos - Raphael Montes





Uma literatura de horror made in brazil contada por um jovem autor carioca que impressionou a critica.

Dias Perfeitos conta a historia de Téo, um solitário estudante de medicina e sua paixão obsessiva por Clarice, que não poupa requintes de crueldades e violência para estar ao lado dela. Uma obra de ficção sombria, eletrizante que explora uma psique doentia num thirller de tensão e loucura do inicio ao fim.

Por que ler?
Por ser um genero de horror, diferente do que costumo ler, comparável aos aos grandes autores internacionais mas sendo um jovem premissor brasileiro.

Minha opinião:
Ao mesmo tempo que fiquei horrorizada, não consegui parar de ler e assim levada até a ultima pagina.

Idioma:
português

quarta-feira, 16 de março de 2016

In the Garden of Beasts - Erik Larson




O Jardim das Feras é um livro que traz a historia do embaixador americano Dodd numa Berlim véspera da Segunda Grande Guerra. Baseado em fatos reais conta o cotidiano da família de Dodd bem como suas impressões ao acompanhar o tenso momento politico que culminou nesse trágico fato histórico. A ênfase recai sobre o protagonista, que não era ouvido pelo seu governo sobre a movimentação de Hitler,  e o comportamento afetivo de sua filha que se envolveu com várias personalidades da política da época.

Por que ler?
Foi um grande aprendizado sobre esse momento pré guerra mundial.

Minha opinião:
Gostei muito, interessante, inteligente e ao mesmo tempo uma leitura agradável que me fez questionar a postura dos EUA perante o momento.

Idioma:
inglês 

quarta-feira, 9 de março de 2016

The Girl on the Train - Paula Hawkins





Rachel é uma mulher separada que faz o mesmo trajeto de trem todos dias. Assim ela começa a imaginar   uma historia que envolve os personagens de uma determinada casa dessa paisagem cotidiana. Certo dia ela observa uma cena de violência nessa casa e decide investigar o ocorrido e se defronta com fatos do seu passado. Uma ficção psicológica recheada de suspense.

Por que ler?
Considerado um dos best sellers do momento, aclamado pela critica e já com um filme sendo produzido.

Minha opinião:
Um livro contagiante e diferente, porém  fantástico demais para o meu gosto, mas que não  tira o brilho da historia e a criatividade da autora.

Idioma:
inglês (A Garota do Trem em português)

quarta-feira, 2 de março de 2016

Norwegian Wood - Haruki Murakami



A trajetória de um jovem japonês que vai estudar em Tóquio na década de 60 é o pano de fundo dessa profunda historia de amores e perdas. Toru Watanabe se apaixona pela namorada do seu melhor amigo que se suicidou. A namorada, em decorrência disso, é tomada por crises longas e intensas alterando definitivamente o relacionamento dela com a vida. Toru passa a viver na esperança dela melhorar e conseguir retomar uma relação com ele.
Toda historia é permeada pela vivencia estudantil de um Japão da década de 60 retratando de forma real o cotidiano do jovem Toru, seus pensamentos, expectativas e dramas.
O titulo do livro é o nome de uma famosa canção dos Beatles, por que será?

Por que ler?
Por o autor ser um grande escritor japonés contemporâneo  reverenciado mundialmente com estilo descritivo e profundo.

Minha opinião:
Achei uma leitura densa que me fez refletir sobre a existência e principalmente sobre os conflitos
emocionais que um jovem na idade estudantil enfrenta no seu caminho de crescimento.

Idioma:
português