quarta-feira, 22 de julho de 2015

The hundred-year-old man who climbed out of the window and disappeared - Jonas Jonasson






Imagine um velhinho na véspera de completar cem anos de idade, entediado,  que resolve fugir antes da festa de comemoração do asilo onde morava. Imaginou? Agora pense nesse mesmo velhinho escapando pela janela e assim vivenciando uma aventura surreal: envolve-se com bandidos, encontra-se com elefante, se relaciona com políticos famosos e por ai vai.

É isso mesmo, uma sátira muito bem escrita de um  autor sueco, já comentado nesse blog, sobre a vida pessoal  na sociedade contemporânea. Descobri recentemente que já produziram o filme baseado nessa historia.



Por que ler?
Por que é divertido e, ao mesmo tempo, profundo e reflexivo. Gostoso de ler e ideal para esse momento de férias.

Minha opinião:
Por um lado me fez pensar: e se fosse comigo  aos cem anos de idade ?  Que relação eu  teria  com a vida?  Por outro como eu me relaciono com os velhinhos que fazem parte da minha vida?

Idioma:
Inglês (também em português - O ancião que saiu pela janela e desapareceu)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secret daughter - Shilpi Somaya Gowda






Uma história que envolve dois mundos, duas realidades e duas culturas - a historia de duas mães.
Kavita, a mãe indiana, que  é forçada a dar sua filha para adoção. Somer, a mãe americana, que adota uma menina indiana. Através da criança se  desenrola o enredo de duas fascinantes historias ligadas por kilometros de distância. Durante vinte anos  acompanhamos a vida de ambas  e os acontecimentos dessas duas culturas, famílias, ligadas por essa adoção e uma realidade que parece ser tão distante uma da outra,  porém revelam-se muito próximas.


Por que ler?
Uma historia super envolvente que ao mesmo tempo retrata com muita sensibilidade a realidade da India de uma maneira esclarecedora e interessante.

Minha opinião:
Um livro gostoso, intenso e leve que não dá vontade de largar. Excelente escolha para ler nas férias.

Idioma:
inglês (em português: A filha secreta)

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Stoner - John Williams






Um  romance incrível escrito em 1965 cuja  beleza só foi descoberta recentemente. Parece uma historia banal, mas contada de uma forma muito fascinante. William Stoner era um sujeito comum que estudou, se formou, se tornou um professor, casou, virou pai, adoeceu e morreu. Por mais chato que pareça trata-se de um cotidiano  apresentado pelo autor de uma forma fascinante. Com disse Nick Hornby "Stoner é um romance brilhante, belo, inexoravelmente triste, sábio e elegante".

Por que ler?
O romance foi extremamente elogiado por vários críticos, leitores e celebridades ao redor do mundo.

Minha opinião:
Uma historia simples muito próxima de todos nós,  mas escrita de uma maneira envolvente que desperta nossa curiosidade.

Idioma:
português