quarta-feira, 27 de maio de 2015

The Nightingale - Kirstin Hannah





Uma história de duas sobreviventes francesas da segunda grande guerra. Trata-se das irmãs Vianne e Isabelle que tiveram uma participação importante durante a ocupação nazista na França, ajudando a salvar crianças judias e a conduzir aliados a uma fronteira segura. Alias o titulo "Nightingale" (Rouxinol em português) remete a atuação de Isabelle, como era chamada,  por ajudar os aliados nessa importante tarefa.

"In love we find out who we want to be.
In war we find out who we are."

Por que ler?
Para quem gosta de romances e conhece essa autora trata-se do mais recente lançamento.

Minha opinião:
Um livro que eu não consegui parar de ler por estar entregue a uma historia recheada de romance, aventura, terror, coragem e determinação.

Idioma:
inglês

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O longo adeus- Raymond Chandler




Tudo começa quando Philip Marlowe, um detetive particular, socorre Terry Lennox caído de bêbado saindo de uma boate. A partir de então desenvolvem um relacionamento que poderíamos chamar de uma certa amizade entroncada  de vários acontecimentos sinistros.
Um romance policial da melhor qualidade escrito por um dos maiores escritores  americanos da época já que foi escrito em 1953.
O enredo tem como pano de fundo uma sutil critica da alta sociedade de Los Angeles, uma elite poderosa e desajustada.

Por que ler?
Para quem gosta de romances policiais, por que não ler um autor de tanta referencia? Vale a pena ler justamente por ter sido escrito em 1953, uma época bem diferente da nossa.

Minha Opinião:
Um dos livros mais bem escritos que já li. Uma trama complexa com uma narrativa que prende a sua atenção do começo ao fim. Achei bem diferentes dos autores atuais, no ritmo da escrita e nas descrições.

Idioma:
Português

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O enigma de Espinosa - Irvin D. Yalom




O autor construiu uma história cativante trançando um paralelo da vida do reconhecido filosofo Espinosa que viveu  na Holanda no séc XVII e o o oficial nazista Alferd Rosenberg que viveu na Alemanha no séc XX. Trata-se de uma ficção baseada em  fatos reais.
Rosenberg foi um oficial muito próximo de Hitler, extremamente favorável as questões anti-semitas. Na sua formatura escolar ele teve que decorar um texto com as idéias de Espinosa escrito por Goethe, como castigo a um discurso anti-semita que praticou. Tarefa essa que o deixou muito intrigado sobre o interesse de Goethe, que ele admirava muito , a respeito de um filosofo que era de origem judaica.
Durante toda sua vida Rosenberg se viu tomado por esse enigma que envolve o interesse de Goethe por Espinosa - autor extremamente questionador da sua cultura a ponto de ter sido  excomungado da comunidade judaica. Apesar disso tornou-se um dos pensadores mais importantes da historia da humanidade.
 
Por que ler?
Além de ter uma trama muito bem escrita, o romance aborda de forma gostosa e compreensível temas importantes da filosofia.

Minha opinião:
Adorei o livro. Com certeza um daqueles que você não  quer parar de ler. Uma trama muito bem escrita acompanhada de um grande aprendizado histórico-filosófico.

Idioma:
Português