quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

In the Unlikely Event - Judy Blume





Judy Blume é uma escritora de best sellers reconhecida pelos seus livros infanto-juvenis, mas que fez um enorme sucesso com essa historia fascinante para o publico adulto. 

Elizabeth é o nome de uma cidade situada perto do aeroporto de Newark em New Jersey onde, no inicio dos anos 50, ocorreram vários acidentes aéreos. Miri é uma adolescente que morava nessa cidade naquela época e viveu intensamente esses eventos, envolvendo seus amigos, sua família e outros próximos  a ela.

Uma ficção baseada em fatos reais ocorridos naquela cidade naquela época. 

Por que ler?
A autora relata de forma fiel os acontecimentos bem como a ambientação dos anos cinquenta.

Minha Opinião:
Gostei muito do livro tanto pela sua escrita fluida, com aquela vontade de não parar de ler. A autora me fez mergulhar nos anos 50 de forma saudosa. 

Escolhi para ler esse livro a partir do seu sucesso, mas, principalmente, por lembrar de um outro livro da autora que li na minha adolescência chamado, Tiger eyes, e que me marcou muito.

Idioma:
Inglês

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

E não sobrou nenhum - Agatha Christie





Uma das grandes obras da escritora Agatha Christie que passou por uma interferência "politicamente correta" - o título original era "O caso dos dez negrinhos".
Conta a historia de dez pessoas aparentemente sem conexões que são convidadas para passar uma temporada em uma ilha particular. A trama gira em torno de um acerto de contas frente aos crimes cometidos por cada um dos personagens.

Por que ler?
Para quem gosta de tramas policias com muito suspense vai adorar o livro.

Minha opinião:
A escritora constrói uma obra incrível, montando um quebra-cabeça envolvente até colocar a ultima peça.
Um livro clássico, de uma muito conhecida e renomada escritora , que vale a pena ser lido por crianças, jovens e adultos.

Idioma:
português 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

What Alice Forgot - Liane Moriarty






Imagine que você  acorda depois de um desmaio acidental e descobre que os últimos dez anos da sua vida desapareceram. Foi isso que aconteceu com Alice, que  desmaio com 39 anos de idade e acordou com  as memorais de 29 anos. Ela acorda gravida e bem casada e descobre que já tem três filhos e se separou do marido , ou seja, se percebe uma pessoa totalmente distante daquela mulher tranquila, resolvida e  feliz entre outras surpresas mais.

O livro virou filme com  Jennifer Aniston como Alice.

Por que ler?
Um livro gostoso e inteligente para ler nas férias.

Minha opinião:
Muito divertido e bacana. Me fez refletir de como a vida vai nos levando, a ponto de nos tornarmos outros sem perceber. Espero que na minha historia não precise de um acidente para reconhecer quem eu sou de verdade.

Idioma:
Inglês (As lembranças de Alice, em português)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Brooklyn- Colm Tóibín






Uma cativante historia de uma menina irlandesa que vai morar no Brooklyn, um bairro de New York em 1950. Uma época pós-guerra onde muitos imigrantes vão buscar oportunidades na cidade de New York.

Eilis é uma garota timida, batalhadora, determinada e corajosa que se envolve numa trama afetiva com um rapaz de origem italiana até o momento que ela tem que voltar para a Irlanda. Sua volta a Irlanda gera um dilema afetivo que ela não esperava - um conflito entre dois amores.

Exatamente hoje 04 de Novembro foi lançado o filme dessa linda obra.



Por que ler?
Além de uma boa leitura descreve uma época que eu não conhecia sobre as grandes imigrações pós-guerra em New York

Minha opinião:
Adorei este livro pois é muito bem escrito e assim consegue transportar o leitor para as ruas daquela época.

Idioma:
inglês

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

The Children Act - Ian McEwan




Ian McEwan, um dos grandes escritores da atualidade, nos presenteia com um novo drama angustiante sobre um dilema entre a vida e a morte. Trata-se da historia de uma juíza renomada envolvida em um caso de transfusão de sangue para salvar a vida de um garoto.

O autor, ao mesmo tempo que nos envolve com os conflitos dessa decisão, apresenta a vida pessoal e profissional da juíza, confrontada com um fim de seu casamento e a sua ligação com seu trabalho.

Por que ler?
Um livro para refletir sobre as implicações da religião em nossas vidas.

Minha opinião:
Adorei o livro por apresentar uma historia envolvente e, ao mesmo tempo, triste, dramática e sabiamente costurada pelo autor.

Idioma:
inglês (em português A Balada de Adam Henry)


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Uns Brasileiros - Mario Prata





Mario Prata entrevista alguns brasileiros ilustres que fazem parte da nossa historia de uma maneira irreverente e divertida. Ele mistura ficção com historia trazendo os entrevistados para a atualidade, resgatando alguns pontos polêmicos dos personagens. Desde Cabral até Charles Miller, passando por Xica da silva, Tiradentes, Rui Barbosa entre outros.

Recentemente Mario Prata deu uma entrevista no programa do Jô Soares comentando sobre a obra.

Por que ler?
Para se divertir aprendendo sobre a historia do Brasil.

Minha opinião:
Um livro leve e gostoso para ler. Um passa tempo agradável para dar boas gargalhadas e ao mesmo tempo um banho de cultura.


Idioma:
Português



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sobre a escrita - Stephen King





Como gosto muito de ler, achei super bacana que Stephen King resolveu nos presentear sobre o oficio de um grande escritor e sua trajetória. Encontrei tudo isso nesse livro que desvenda os bastidores da pratica e da vida do escritor. King nos apresenta um breve biografia da vida como escritor, suas batalhas e conquistas, profissionais e pessoais, como também uma verdadeira aula Sobre a Escrita.

Por que ler?
Uma grande oportunidade de saber o que acontece na cabeça do escritor  desde da concepção de uma historia até sua publicação. E ainda conhecer o percurso desse  escritor que torno-se um dos maiores ficcionista do nosso tempo.

Minha Opinião:
Adorei o livro e descobri que um grande escritor é um ser humano igual a qualquer um de nós, que tem medos, anseios, motivações  e conquistas.

Idioma:
português

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Unbroken - Laura Hillenbrand






Um livro baseado no historia real de Louis Zamperini que começa a praticar corrida, como medida disciplinar para descarregar sua energia, e acaba se tornando um campeão olímpico nas olimpíadas de Berlim em 1936. Logo em seguida com a eclosão da segunda grande guerra é convocado pela aeronáutica. Seu avião é abatido e cai no mar, onde ele e dois companheiros ficam a deriva por 47 dias num pequeno bote. Assim começa essa historia de resiliencia e coragem que se desdobra com a vivência como prisioneiro de guerra capturado pelos japoneses. Alias os 47 dias no barquinho foram terríveis, mas muito mais tranquilos do que como hospedes dos japoneses. 

Por que ler?
Além de ser um suspense cativante também é um aprendizado fabuloso sobre conflito entre EUA e Japão, mostrando uma face terrível dos japoneses no tratamento dos prisioneiros de guerra.

Minha opinião:
Muito bacana que além de ser um best seller do New York Times virou um filme. Um livro recheado de suspense e aventura que prendeu totalmente minha atenção.
A autora também é conhecida por outra grande obra que também virou filme: Seabisicuit - Alma de Herói.




Idioma:
inglês (em português Invencível)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

The hundred-year-old man who climbed out of the window and disappeared - Jonas Jonasson






Imagine um velhinho na véspera de completar cem anos de idade, entediado,  que resolve fugir antes da festa de comemoração do asilo onde morava. Imaginou? Agora pense nesse mesmo velhinho escapando pela janela e assim vivenciando uma aventura surreal: envolve-se com bandidos, encontra-se com elefante, se relaciona com políticos famosos e por ai vai.

É isso mesmo, uma sátira muito bem escrita de um  autor sueco, já comentado nesse blog, sobre a vida pessoal  na sociedade contemporânea. Descobri recentemente que já produziram o filme baseado nessa historia.



Por que ler?
Por que é divertido e, ao mesmo tempo, profundo e reflexivo. Gostoso de ler e ideal para esse momento de férias.

Minha opinião:
Por um lado me fez pensar: e se fosse comigo  aos cem anos de idade ?  Que relação eu  teria  com a vida?  Por outro como eu me relaciono com os velhinhos que fazem parte da minha vida?

Idioma:
Inglês (também em português - O ancião que saiu pela janela e desapareceu)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secret daughter - Shilpi Somaya Gowda






Uma história que envolve dois mundos, duas realidades e duas culturas - a historia de duas mães.
Kavita, a mãe indiana, que  é forçada a dar sua filha para adoção. Somer, a mãe americana, que adota uma menina indiana. Através da criança se  desenrola o enredo de duas fascinantes historias ligadas por kilometros de distância. Durante vinte anos  acompanhamos a vida de ambas  e os acontecimentos dessas duas culturas, famílias, ligadas por essa adoção e uma realidade que parece ser tão distante uma da outra,  porém revelam-se muito próximas.


Por que ler?
Uma historia super envolvente que ao mesmo tempo retrata com muita sensibilidade a realidade da India de uma maneira esclarecedora e interessante.

Minha opinião:
Um livro gostoso, intenso e leve que não dá vontade de largar. Excelente escolha para ler nas férias.

Idioma:
inglês (em português: A filha secreta)

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Stoner - John Williams






Um  romance incrível escrito em 1965 cuja  beleza só foi descoberta recentemente. Parece uma historia banal, mas contada de uma forma muito fascinante. William Stoner era um sujeito comum que estudou, se formou, se tornou um professor, casou, virou pai, adoeceu e morreu. Por mais chato que pareça trata-se de um cotidiano  apresentado pelo autor de uma forma fascinante. Com disse Nick Hornby "Stoner é um romance brilhante, belo, inexoravelmente triste, sábio e elegante".

Por que ler?
O romance foi extremamente elogiado por vários críticos, leitores e celebridades ao redor do mundo.

Minha opinião:
Uma historia simples muito próxima de todos nós,  mas escrita de uma maneira envolvente que desperta nossa curiosidade.

Idioma:
português

quarta-feira, 24 de junho de 2015

A mulher que escreveu a Bíblia - Moacyr Scliar






Através do trabalho de terapia de vidas passadas, uma mulher descobre que fez parte do harém do rei Salomão no século X a.C. Ela era  muito feia e , em virtude disso, foi  rejeitada sexualmente pelo rei mas com um talento todo especial:  era a única que sabia ler e escrever, e muito bem. Esse talento fez com que ela se destacasse a ponto de receber a missão importante de escrever a historia da Bíblia. 
O autor constrói  a historia  juntando fatos da Bíblia com a vida da personagem de uma maneira inteligente e divertida.

Por que ler?
Uma historia intrigante começando pelo título e que se estende sobre o ponto de vista feminino na escrita da Bíblia. E também por ser um autor brasileiro importante que nunca tinha lido.

Minha opinião:
Achei um livro muito bem escrito com pitadas de humor e sarcasmo, porém com vocabulário um pouco  chulo que  me incomodou por não achar tão necessário na  grande maioria das vezes.

Idioma:
português 


quarta-feira, 17 de junho de 2015

The Dinner - Herman Koch






Aparentemente um jantar comum entre dois casais num restaurante da moda em Amsterdam. No entanto revela-se aos poucos uma tensão crescente no ar. O que  está por trás desse jantar ?
No decorrer da historia apresenta-se  um acontecimento terrível e impactante  que envolve os filhos de ambos e altera o destino das famílias. Uma situação delicada, um dilema ético entre amor e proteção dos filhos, de um lado, e consciência social, de outro.

Por que ler?
Uma narrativa envolvente, bem escrita e com pitadas de sarcasmo. O leitor vai ficar preso as paginas desse brilhante romance.

Minha opinião:
Achei que trata de um tema atual relacionado a educação dos jovens de hoje e seu papel na sociedade. Um embate entre hipocrisia e valores humanos. Uma critica do modo que vivemos hoje.

Idioma:
inglês (possui versão em português - O jantar)

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Submissão - Michel Houellebcq





Paris 2022, François, quarentão, professor universitário, acompanha com uma certa indiferença os acontecimentos políticos na França. Até que a situação política e  o novo comando da universidade o afastam  de seu cargo. Assim ele se refugia no interior por um bom período de tempo.
Quando retorna à Paris após o desfecho eleitoral encontra uma realidade muito diferente: a Fraternidade muçulmana ganha as eleições. A partir dai  questiona se deve ou não se submeter a nova ordem.

Porque ler?
Pensar numa realidade não tão distante assim presente na Europa no que se refere a política e religião.
Um dos livros mais impactantes da literatura atual.

Minha opinião:
Um livro polemico  que me fez refletir sobre o convívio atual de culturas diferentes que  relata de uma maneira bem criativa  as tensões de nosso tempo.

Idioma:
português

quarta-feira, 27 de maio de 2015

The Nightingale - Kirstin Hannah





Uma história de duas sobreviventes francesas da segunda grande guerra. Trata-se das irmãs Vianne e Isabelle que tiveram uma participação importante durante a ocupação nazista na França, ajudando a salvar crianças judias e a conduzir aliados a uma fronteira segura. Alias o titulo "Nightingale" (Rouxinol em português) remete a atuação de Isabelle, como era chamada,  por ajudar os aliados nessa importante tarefa.

"In love we find out who we want to be.
In war we find out who we are."

Por que ler?
Para quem gosta de romances e conhece essa autora trata-se do mais recente lançamento.

Minha opinião:
Um livro que eu não consegui parar de ler por estar entregue a uma historia recheada de romance, aventura, terror, coragem e determinação.

Idioma:
inglês

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O longo adeus- Raymond Chandler




Tudo começa quando Philip Marlowe, um detetive particular, socorre Terry Lennox caído de bêbado saindo de uma boate. A partir de então desenvolvem um relacionamento que poderíamos chamar de uma certa amizade entroncada  de vários acontecimentos sinistros.
Um romance policial da melhor qualidade escrito por um dos maiores escritores  americanos da época já que foi escrito em 1953.
O enredo tem como pano de fundo uma sutil critica da alta sociedade de Los Angeles, uma elite poderosa e desajustada.

Por que ler?
Para quem gosta de romances policiais, por que não ler um autor de tanta referencia? Vale a pena ler justamente por ter sido escrito em 1953, uma época bem diferente da nossa.

Minha Opinião:
Um dos livros mais bem escritos que já li. Uma trama complexa com uma narrativa que prende a sua atenção do começo ao fim. Achei bem diferentes dos autores atuais, no ritmo da escrita e nas descrições.

Idioma:
Português

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O enigma de Espinosa - Irvin D. Yalom




O autor construiu uma história cativante trançando um paralelo da vida do reconhecido filosofo Espinosa que viveu  na Holanda no séc XVII e o o oficial nazista Alferd Rosenberg que viveu na Alemanha no séc XX. Trata-se de uma ficção baseada em  fatos reais.
Rosenberg foi um oficial muito próximo de Hitler, extremamente favorável as questões anti-semitas. Na sua formatura escolar ele teve que decorar um texto com as idéias de Espinosa escrito por Goethe, como castigo a um discurso anti-semita que praticou. Tarefa essa que o deixou muito intrigado sobre o interesse de Goethe, que ele admirava muito , a respeito de um filosofo que era de origem judaica.
Durante toda sua vida Rosenberg se viu tomado por esse enigma que envolve o interesse de Goethe por Espinosa - autor extremamente questionador da sua cultura a ponto de ter sido  excomungado da comunidade judaica. Apesar disso tornou-se um dos pensadores mais importantes da historia da humanidade.
 
Por que ler?
Além de ter uma trama muito bem escrita, o romance aborda de forma gostosa e compreensível temas importantes da filosofia.

Minha opinião:
Adorei o livro. Com certeza um daqueles que você não  quer parar de ler. Uma trama muito bem escrita acompanhada de um grande aprendizado histórico-filosófico.

Idioma:
Português

quarta-feira, 8 de abril de 2015

One Thousand White Women - Jim Fergus




Em 1875 houve um acordo entre o governo americano e a tribo Cheyenne que envolvia a troca de mil noivas "brancas" por cavalos com o objetivo de ocidentalizar as tribos indígenas e, consequentemente, melhorar as relações culturais e comerciais.
Essa historia curiosa nos é contada através do diário de May Dodd que era uma das noivas desse acordo. Nesse diário ela relata essa aventura desde o momento de seleção das mulheres como todos os aspectos dessa nova vivência,  seus casamentos, família e sobrevivência .

Por que ler?
Por se tratar de uma historia sui generis , muito envolvente e inteligente.

Minha opinião:
Muito diferente do que já li e ainda com o aprendizado da cultura indígena americana e suas relações com o homem "branco" da época.

Idioma:
Inglês

quarta-feira, 1 de abril de 2015

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert - Joël Dicker





Marcos Goldman era um escritor de sucesso. Seu primeiro livro torna-se um bestseller, porém não conseguia inspiração suficiente para seu segundo livro. Como alternativa a esse "bloqueio criativo", resolve procurar seu amigo e mestre, o professor Harry Quebert em busca de inspiração e apoio.
Já na casa de seu amigo, ele é surpreendido pela descoberta de um corpo de uma jovem enterrada no jardim. A partir dai inicia-se  um processo de investigação para entender quem era a garota e qual era sua ligação com Harry Quebert. Disso tudo saíra um livro?

Por que ler?
Um thriller premiado, muito bem escrito, inteligente  e  muito envolvente.

Minha opinião:
Gostei muito dessa leitura por se tratar do mundo dos escritores e, ao mesmo tempo, pela  carga de suspense presente.

Idioma:
Português