quarta-feira, 18 de junho de 2014

A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário Ikea - Romain Purértolas






Pelo titulo já podemos imaginar o estilo dessa historia, no mínimo , irreverente. Alias o titulo foi o responsável pelo meu desejo de ler esse livro. Felizmente não me decepcionou.
O titulo tem total razão, pois trata exatamente disso, o faquir que fica preso no armário da Ikea que viaja o mundo dessa forma recheado de situações  engraçadas, divertidas e cativantes. A final de contas, esse meio de transporte sugere, no mínimo,  emigração ilegal, não acha?!

Por que ler?
Para se divertir muito com uma história que trata de questões atuais que envolvem o mundo globalizado.

Minha Opinião:
Vale a pena ler por ser uma historia atual e bem escrita  que nos remete as questões do relacionamento humano além das fronteiras,  de uma maneira leve e bem humorada.

Idioma:
Português

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cartas Lacradas 1850-1917 - Dora Openheim






Uma historia fascinante, daquelas que não dá vontade de parar de ler. A proporia concepção do livro é interessante, pois foi baseada em várias cartas encontradas ao acaso pela autora num quarto secreto de uma casa antiga na Grécia.
A partir das correspondências entramos em contato com a historia da família Varsano, como seus casamentos, as imigrações dos seus membros, as dificuldades, perseguições anti-semitas, os hábitos da época, os romances, a paisagem etc.
Impossível não comentar a força das mulheres dessa família numa trama muito bem articulada pela autora.

Por que ler?
Um ficção que conta de uma forma belíssima uma parte da historia mundial e judaica através dos olhos  dessa família.

Minha opinião:
Fiquei muito impressionada como a autora montou o quebra cabeça da família através de cartas e diários  de maneira tão cativante e, ao mesmo tempo, fiel aos dados históricos.

Idioma:
Português

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Inventário das Coisas Ausentes - Carola Saavedra





Nina conhece o  narrador sentando num banco da faculdade fazendo anotações de escritor iniciante. A partir desse encontro se desenrola uma história de amor até  o  dia que ela desaparece.
E como legado do desaparecimento  deixa para ele dezessete diários.
No desenrolar do livro acontecem varias historias que envolve a vida familiar de Nina, sua relação com o narrador e o relacionamento deste com seu pai, curiosamente com o contexto de dezessete diários deixados por este.

Por que ler?
Por ser uma narrativa densa e bem construída, diferentemente de romances tradicionais. Vale ressaltar que a autora é brasileira e premiada pela sua produção.


Minha Opinião:
Um livro bem escrito que faz refletir sobre várias questões do relacionamento humano. Da mesma forma apresenta  uma narrativa complexa e, ao mesmo tempo, instigaste.

Idioma:
Português