quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Equador – Miguel Sousa Tavares






Um romance histórico que conta a trajetória de Luís Bernardo que assume o cargo de governante das ilhas São Tomé e do Príncipe no continente africano perto da linha do equador.
A pedido do rei de Portugal , D. Carlos, o personagem principal foi incumbido de rever a relação de trabalho dos negros na produção de cacau após período de abolição da escravatura. Na verdade o interesse maior da coroa portuguesa era manter as relações politicas e comerciais  com a Inglaterra, seu maior parceiro comercial.
Ao mesmo tempo, um casal inglês é enviado as ilhas para investigar a situação visto que a Inglaterra não concordava com o uma possível continuidade de um regime escravocrata.
Além desse cenário,  o livro é permeado por uma dinâmica intrigante entre casal inglês  e o governador.

Por que ler?
Temos aqui uma ótima oportunidade de aprender a historia da colonização portuguesa além do Brasil.
É fascinante ter contato com a realidade de ilhas africanas tão próximas a linha do equador , com situações climáticas adversas, em uma época de poucos recursos tecnológicos e num momento de transição entre trabalho escravo e os interesses comerciais.

Minha opinião:
O autor escreve de uma forma fascinante do inicio ao fim. Sua narrativa prende a atenção, onde fica difícil parar de ler.
Ficou claro para mim a expressão “para inglês ver”.

Maravilhoso!

Idioma:
Português

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

FESTA NO COVIL -NJUAN PABLO VILLALOBOS




Uma historia contada pelo ponto de vista de um menino-príncipe, mimado, que vive em um castelo isolado, privado das coisas que são consideradas normais para outros de sua idade.
Na verdade é um filho de um rei do narcotrafico  no México que conta a sua rotina fascinante e surreal.
Lendo acredita-se  ser uma   historia absolutamente normal apesar de ser completamente fora da realidade será?
Qual o preço da liberdade desse filho? As recompensas pela falta do convívio social são completamente  absurdas e interessantes, como um safari para caçar um hipopótamo anão da Liberia para ser seu novo "cãozinho" de estimação.

Por Que Ler?
Ler para entrar em contato com uma realidade diferente mas não tão distante da nossa, inclusive sobre a sociedade mexicana.

Minha Opinião:
Adorei o livro! O autor escreve de uma maneira envolvente que te leva a considerar com naturalidade esse cotidiano que ao mesmo tempo é  perigoso  também é surpreendente e original.

Idioma:
Português