quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Assando bolos em Kigali - Gaile Parkin
Angel, uma mulher forte, muda-se de sua cidade natal na Tanzânia com seus cinco netos órfãos para Ruanda onde começa uma vida nova vendendo bolos especialmente confeccionados - seus bolos são lindos e coloridos.
São várias histórias surpreendentes retratadas pelas várias encomendas de diferentes pessoas que passaram e viveram num país que sobreviveu a um grande massacre.
Por Que Ler?
Por tratar de uma história de humanidade e aprendizado de vida num continente pouco conhecido por mim.
Minha Opinião:
Um livro gostoso de ler , que flui. Adorei ler , principalmente, por se tratar do que é ser humano num momento atual , onde muitos de nós se distanciaram do outro.
Idioma:
Português
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Nunca Fui Primeira-Dama - Wendy Guerra
Um livro bem escrito e quase poético, que conta a história de Nadia Guerra, uma cubana a procura de sua mãe, que a abandonou quando tinha dez anos de idade.
O que torna esse livro interessante é a ligação de sua mãe com a política de Cuba através da amizade com a secretária pessoal de Fidel Castro, que resultou no desaparecimento dela.
Realidade e ficção se misturam entre os personagens e a vida da própria autora.
Por Que Ler?
Uma oportunidade de conhecer um pouco dos mistérios de Cuba através da personagem de Nadia.
Interessante observar que a autora não pode publicar sua obra em seu próprio país, mas que foi bem recebida em oito outros países, inclusive no Brasil.
Em 2010 Wendy Guerra participou da nossa maior festa literária (Flip), onde deu várias entrevistas.
Minha Opinião:
Gostei muito de ler por ser uma leitura agradável e instigante.
Aprendi muitas coisas interessantes a respeito de Cuba.
Idioma:
Português
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Uma Criança de Sorte - Thomas Buergenthal
Um Livro de memórias do autor, sobrevivente de Auscwitz.
Thomas passa grande parte de sua infância sobrevivendo, literalmente, ao holocausto.
Vive em um Gheto na Polônia até 1944, quando aos dez anos é enviado junto com a sua família ao terrivel campo de extermínio conhecido como Auschwitz.
O autor narra as muitas estratégias de resistência , com muita clareza de detalhes, que possibilitaram sua permanência dia após dia nesse inferno.
Ele sempre se considerou como um menino de sorte, onde tudo conspirou para que ele vivesse.
Por Que Ler?
Para nunca esquecer sobre esse tema por mais dolorido que seja e também pela possibilidade de se imaginar um pouco nesse cenário.
Minha Opinião:
O autor descreve de uma maneira clara o que realmente aconteceu. O que me chamou muito a atenção foi a descrição do acontecido pós guerra quando eles finalmente foram libertados.
Par mim sempre ficou a dúvida do que aconteceu quando acabou o inferno?
Para onde as pessoas iam? Como que elas encontravam os familiares sobreviventes? Eu encontrei tais respostas.
Idioma :
Português
A civilização do espetáculo - Mario Vargas Llosa
Pela primeira vez no blog vou comentar de um livro que não é de ficção e sim de um ensaio sobre a realidade da cultura nos dias de hoje.
Como eu gosto de cultura e literatura achei esse livro uma reflexão muito importante para todos nós.
Em resumo, o que o autor quis mostrar é que a cultura de hoje é um mecanismo de distração e a figura do intelectual está desaparecendo.
No passado a cultura foi uma espécie de consciência que nos impedia de ignorar a realidade , enquanto hoje queremos fugir dela.
Como? através de artes plásticas "surreais" , cinema vazio de conteúdo , televisão de "realty ", literatura de consumo fácil e jornalismo sensasionalista.
Por Que Ler?
Para entender o que está acontecendo com a cultura em geral nos dias atuais. Para abrir os olhos e aprender ser mais críticos e não entrar numa inércia.
Minha Opinião:
Prefiro ficção, mas adorei ler este livro, pois compactua com os as idéias que tenho sobre a cultura e a literatura atual.
Finalmente achei um livro que diz muito sobre aquilo que penso.
Idioma:
Português
Assinar:
Postagens (Atom)